segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PASSAPORTE DE LEITURA: Quem lê viaja!


Objetivos:


 Estimular o gosto pela leitura de textos literários;
 Ampliar o repertório literário;
 Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
 Compartilhar experiências leitoras;
 Confrontar interpretações;
 Estabelecer relações entre literatura, cultura e arte.



Conteúdos:


 Leitura, no sentido de valorizá-la como uma fonte de prazer e entretenimento;
 Estratégias de leitura;
 Competências comunicativas: compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
 Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
 Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros.



Série/turma: 6º ano / CPA III


Tempo estimado: 20 de Setembro a 10 de dezembro de 2010.


Desenvolvimento:


 Dinâmicas de incentivo a práticas leitoras;
 Rodas de leitura;
 Leitura individual e em grupo;
 Debates e discussões;
 Distribuição de “passaportes de leitura” para que os alunos registrem suas impressões sobre os textos lidos;
 Mostra de textos e propaganda dos livros lidos;
 Seminário interno de leitura;
 Condecoração (incentivo) aos alunos que lerem o maior número de livros.


Avaliação:


Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem, observar-se-á se os alunos:


 Demonstram interesse em selecionar livros para levar e ler em casa;
 Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa;
 Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita;
 Estabelecem relações entre os textos lidos e outras histórias conhecidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário