quinta-feira, 8 de abril de 2010

Escreve aí que eu quero ler!

Escreve aí que eu quero ler! é um projeto de leitura e produção de texto que está sendo realizado com a turma do CPA III do matutino. Um dos objetivos deste projeto é estimular a escrita de textos em diferentes situações e com propósitos diferentes. Para tanto, foram selecionados diversos gêneros de texto que circulam no meio social em que os alunos vivem. O projeto foi iniciado com o texto "A festa no céu" (versão de Câmara Cascudo), conto que faz parte do folclore brasileiro. Após ler e discutir o conto observando sua estrutura e características, a turma produziu o texto "A festa na terra" e posteriormente "A festa na terra  (narrada pelo sapo)".


A festa na terra

Haveria uma festa na terra e as aves não foram convidadas. Elas fizeram uma reunião e resolveram se vestir de sapo, assim, poderiam entrar na festa.
Quando as aves disfarçadas chegaram à festa, o sapo ficou desconfiado ao ver tantos parentes. Então ele reuniu os outros animais e resolveram jogar os falsos sapos na lagoa para ver se eles sabiam pular e nadar.
Ao cair na lagoa as aves quase se afogaram, ficaram tão molhadas que não conseguiram mais voar. Nunca mais elas quiseram entrar numa festa ser convidadas.




A festa na terra (narrada pelo sapo)

Certo dia eu resolvi fazer uma festa na terra e convidei os animais que não voam para participar. Nós fizemos uma faxina na floresta e colocamos flores por toda parte.
Não sei como, mas as aves ficaram sabendo da festa. Elas se reuniram e decidiram ir disfarçadas de sapo.
Quando o baile começou, eu desconfiei da presença de tantos parentes, e então resolvi jogá-los na lagoa para ver se sabiam pular e nadar como eu.
Ao cair na lagoa, as aves quase se afogaram e saíram voando depressa para longe dali. Eu me diverti muito vendo tantos “sapos” molhados voando.
Até hoje ninguém sabe por onde andam aqueles “sapos voadores”. Acho que as aves aprenderam a lição: nunca mais elas irão a uma festa sem ser convidadas.

Textos produzidos pelos alunos do CPA III – matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário