segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seminário Temático: A leitura já me dá régua e compasso


O SEMINÁRIO TEMÁTICO: A LEITURA ME DÁ RÉGUA E COMPASSO tem por objetivo proporcionar ao público participante do evento uma discussão sobre a Leitura e os seus desdobramentos na academia e na escola.

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

 O SEMINÁRIO TEMÁTICO: A LEITURA ME DÁ RÉGUA E COMPASSO, foi inspirado na música Aquele Abraço, do compositor baiano Gilberto Gil.
O evento é promovido pelo Colegiado de  Pedagogia das Séries Iniciais e Educação Infantil  na pessoa da Profa. Ms. Irlana Jane Menas da Silva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), sob a coordenação da Profa. Ms. Rejane Cristine Santana Cunha (GEPOLE/UEFS).
Esta reunião científica configura-se como um importante momento na formação profissional do professor, por ser um complemento à sala de aula, em que se discute sobre as questões do fazer pedagógico e da pesquisa, possibilitando reflexões acerca da importância da leitura e as competências efetivas pelo sujeito a partir dessa temática e socialização de práticas docentes referente ao ensino de leitura e produção textual.
Ao perceber o contexto escolar da comunidade de Feira de Santana e adjacências, reconhecemos a intenção por parte de educadores da área de linguagem em realizar uma prática docente de qualidade e, ao mesmo tempo, compartilhamos com as dificuldades de estratégias para esse mecanismo de ensino. Daí pensarmos em momentos de debates, reflexões e socializações de experiências docentes no que se refere ao ensino de leitura  produção textual da escola básica.
Estamos preocupados em discutir não só as questões conceituais e racionais que afetam a prática docente do ensino de leitura, produção textual da escola básica, mas também aspectos culturais e estéticos. Para tanto, estaremos contemplando discussões sobre relatos de experiência, conceitos e estratégias docentes, além do conhecimento teórico-científico. No evento abordaremos questões referentes à criatividade, afetividade, valores estéticos e culturais tão importantes na vida do ser humano. Aspectos estes que precisam circular no planejamento do professor e na sala de aula.
O evento contemplará atividades de uma conferência, duas palestras, apresentações culturais diversas, relatos de experiências, apresentação de pôster, proferidas por professores doutores convidados, assim como por relatos de licenciandos e/ou professores da Escola Básica.
Maiores informações sobre inscrição e apresentação de trabalho no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário