quinta-feira, 22 de julho de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL

Produzir é realizar, criar, fabricar.



O texto pode ser um desenho, uma palavra , uma frase ou um conjunto de todas estas normas de registro e expressão que, dentro de um contexto, transmitem um significado ou uma idéia.
Produzir textos é inerente à criança. Antes mesmo de conhecer letras, ela conta um fato , descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, entre outras coisas. Em sua rotina, ela produz texto oral.
Na escola, a criança precisa obedecer a regras de espaço, seqüência e lógica , aliadas às regras ortográficas e gramaticais não definidas por ela. Algumas vezes, o aluno não escreve porque não sabe o que, ou sobre o que quer escrever, ou porque não está motivado, independentemente de saber escrever ou não. Outras vezes, ele escreve apenas para satisfazer uma exigência do professor. Assim , a criança se nega a produzir, ou não se esforça muito para isso. Começa aí o bloqueio: escreve pouco, ou não escreve.
A criança passa por fases de produção, todas igualmente importantes para ela. O professor deve requerer as produções dos alunos de maneira gradativa, no que se refere à dificuldade de execução.
Para a criança chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdos próprios, precisa, antes, trabalhar textos coletivamente, ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto à forma ( poesia, contos, música, trava-língua etc).
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.



Sugestões:


- Escrever seu nome e desenhar o seu retrato.


- Desenhar o pai ou a mãe e escrever “meu pai” ou “minha mãe” de acordo com o desenho.


- Desenhar sua família e escrever os nomes.


- Desenhar sua casa, sua família e escrever os nomes


- Desenhar seus amigos e escrever seus nomes.


- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.


- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira de que mais gosta.


- Escrever sobre seu animal preferido e depois fazer o desenho.


- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.


- Desenhar sua classe e seus colegas e escrever sobre eles.


- Fazer um desenho com base numa história contada e copiar o título.


- Depois de ouvir uma história, fazer o desenho e escrever o que quiser sobre ela.


- Escrever o que quiser sobre uma data comemorativa.


- Observando um desenho, escrever uma história sobre ele.


- Montar personagens com material de sucata e , em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.


- Fazer uma história tomando por base um Banco de Palavras. A classe decide sobre o que vai escrever, e sugere as palavras que entrarão na história. O professor escreve-as num papel manilha ou na lousa para que as crianças possam recorrer a elas durante a produção.


- Recortar letras de jornais e revistas; montar seu nome e escrever uma frase ou um texto.


- Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.


- Desenhar um meio de transporte e escrever sobre ele.


- Escrever sobre um profissional que esteve na escola ( jardineiro, vidraceiro, entregador de merenda, guarda etc).As crianças fazem perguntas diretamente à pessoa e depois escrevem um texto.


- Escrever sobre um fato da atualidade ( ecológico, social, político, policial etc).O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.


- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.


- Depois de assistir a um filme em vídeo, escrever a história.


- Escrever sobre “O que gostaria de ser quando crescer”e desenhar.


- Escrever sobre um recorte de revista. O professor seleciona alguns recortes e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.


- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.


- Escolher uma letra, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.


- Fazer uma montagem e escrever sobre ela.


- Escrever sobre uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas de linguagem. O aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.


- Escrever sobre uma figura: o professor recorta uma parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura ( distinção parte/todo) e escrever sobre a parte ou sobre o todo.


- Escrever sobre palavras recortadas e coladas em folhas: a criança escreve o que quiser a respeito da palavra.


- Escrever sobre um assunto de Ciências e Saúde e montar um livro. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida, as crianças fazem um texto coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações. Ao terminar, cada criança terá o seu livro.


- Em grupos pequenos de alunos, escrever uma lista de dez palavras e fazer uma produção.


- Escrever sobre figuras seqüenciadas.


- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, a criança resolve fazer um livro sobre frutas: ela recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta ou apenas o nome dela.


- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e desenhar. Por exemplo, o aluno decide fazer um livro sobre animais: ele recorta as letras t, p, a , o, de qualquer forma, cor ou tamanho. Em seguida, forma a palavra pato, colando as letras na folha, e faz a ilustração, repetindo o processo em todas as páginas do livro.


- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico etc. O aluno escreve o nome da cor e o que ela significa para ele.


- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.


- Fazer o Jornal da Classe. Cada aluno faz um trabalho que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos etc. Sob a orientação do professor, eles selecionam os trabalhos e montam o jornalzinho. Cada aluno transcreve seu trabalho para folha e assina. O professor pode contribuir com alguma atividade.


- Escrever um livro. O professor dobra as folhas de papel sulfite no meio, formando o livro, e grampeia. Cada aluno escreve sua história e transcreve cada frase em uma página, faz os desenhos, elabora a capa, escreve o título e assina.


Escrever comentários baseados nas fichas de animais do chocolate Surpresa. O professor lê as informações da ficha, os alunos comentam e escrevem seus textos.


- Fazer um desenho com materiais artísticos e escrever sobre ele.


- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve um nome em folhas que serão sorteadas entre as crianças. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e os alunos têm que identificar quem foi que escreveu o bilhete.


- Contar um sonho que teve e escrever sobre ele.


- Escrever sobre uma experiência vivenciada. Por exemplo, um passeio à feira, ao zoológico etc.


- Escrever sobre uma palavra-surpresa. As crianças escrevem algumas palavras em pequenos papéis e colocam numa caixa: o Tesouro de Nomes. De vez em quando, uma criança sorteia uma palavra que será tema de uma produção.


- Escrever sobre um animal que foi trazido para a classe. Um aluno, ou alguém da escola, traz, escondido um animal e não diz qual é. As crianças conversam com o dono para saber os hábitos, a alimentação, a utilidade e outras características do animal, tentando após a exploração, descobrir qual é. As informações são complementadas pelo professor como conteúdo de Ciências. Em seguida, as crianças fazem um banco de palavras.


Fonte: http://profa-val.blogspot.com

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