segunda-feira, 27 de setembro de 2010
PASSAPORTE DE LEITURA: Quem lê viaja!
Objetivos:
Estimular o gosto pela leitura de textos literários;
Ampliar o repertório literário;
Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
Compartilhar experiências leitoras;
Confrontar interpretações;
Estabelecer relações entre literatura, cultura e arte.
Conteúdos:
Leitura, no sentido de valorizá-la como uma fonte de prazer e entretenimento;
Estratégias de leitura;
Competências comunicativas: compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
Desenvolvimento de critérios de escolha e de indicação de livros.
Série/turma: 6º ano / CPA III
Tempo estimado: 20 de Setembro a 10 de dezembro de 2010.
Desenvolvimento:
Dinâmicas de incentivo a práticas leitoras;
Rodas de leitura;
Leitura individual e em grupo;
Debates e discussões;
Distribuição de “passaportes de leitura” para que os alunos registrem suas impressões sobre os textos lidos;
Mostra de textos e propaganda dos livros lidos;
Seminário interno de leitura;
Condecoração (incentivo) aos alunos que lerem o maior número de livros.
Avaliação:
Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem, observar-se-á se os alunos:
Demonstram interesse em selecionar livros para levar e ler em casa;
Compartilham impressões, opiniões e passagens preferidas sobre os livros e as situações de leitura em casa;
Recomendam a leitura do livro que leram levando em conta suas características e os gostos da pessoa para quem a recomendação é feita;
Estabelecem relações entre os textos lidos e outras histórias conhecidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário