Texto 01
Texto 02
Na verdade, é difícil precisar “o” momento de surgimento do cinema e de
seu pioneirismo. Identifica-se uma maior agitação para a sua impulsão em meados
do século XIX, com a criação do cinematógrafo – invenção historicamente
atribuída aos irmãos Auguste e Louis Lumière, mas que teria sido inventada por Leon Bouly, em 1895. Os Irmãos Lumière também são considerados os
inventores do cinema, ao lado de Georges Meliès, a quem é atribuído o título de pai
do cinema de ficção.
Os Lumière apresentaram o cinematógrafo para um
público pela primeira vez em dezembro de 1985, na primeira sala de cinema do
mundo, o Eden, ainda existente e localizado no sudoeste da França. A partir
daí, conseguiram uma boa publicidade para o invento e foi inaugurada uma sessão
no Grand Café, em Paris, com entradas pagas e
tudo. O filme exibido foi “La Sortie de l’usine Lumière à
Lyon” (algo como “A Saída da Fábrica Lumière em
Lyon”). Entre os
espectadores encontrava-se Meliès, que logo se interessou pelo
aparelho.
Ilusionista de sucesso, cujo
interesse pelo cinema começou ao ganhar um protótipo de uma câmera – um
presente do cinematógrafo Robert William Paul -, com o objeto em mãos, Meliès filmava despretensiosamente cenas do
cotidiano de Paris. Com o manuseio constante do objeto, ele foi adquirindo
experiências que marcaram a sua carreira, como a descoberta do stop-action, a criação da perspectiva forçada e
as filmagens em alta e baixa velocidade, além de ter sido pioneiro na criação
de storyboards para a projeção de cenas.
Considerado o “pai dos efeitos especiais”, Meliès fez mais de 500 filmes, sendo “Le Voyage dans La Lune” (ou “Viagem à Lua“), de 1902, um dos mais conhecidos.
No projeto em questão, foram utilizadas técnicas de dupla exposição, o que
garantiu efeitos especiais inovadores para a época. Meliès também foi o responsável pela
criação do primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Nos EUA, o responsável
pela impulsão cinematográfica foi D. W. Griffith, considerado o criador da linguagem
cinematográfica. Tendo iniciado sua carreira no cinema em 1908, realizando
curtas-metragens,Griffith foi autor do até hoje controverso “O Nascimento de uma Nação”, de 1915, primeiro longa-metragem
estadunidense, considerado também a base da criação da indústria
cinematográfica de Hollywood. É também creditado a ele o pioneirismo na
utilização de recursos como o close, montagem paralela e movimentos
mais trabalhados de câmera, em obras dramáticas.
Caros alunos,
Agora vocês têm material suficiente para produzir o RESUMO.
Até segunda. Bjs
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