sábado, 20 de outubro de 2012

O gosto de aprender



Sequência didática com o gênero textual receita culinária
Duração: 15 dias
Público-alvo: Alunos da intervenção (turma III) vespertino

Conteúdo
·       Tipo de texto – instrucional
·       Gênero textual – receita
·       Leitura
·       Produção textual
·       Verbo (modo imperativo)

Objetivos:
·       Entender a estrutura e a finalidade de uma receita;
·       Conhecer receitas em revistas culinárias e em outros portadores textuais;
·       Identificar a receita como texto instrucional;
·       Empregar verbos no modo imperativo;
·       Perceber a estrutura da receita em outros gêneros textuais.

Material utilizado
·       Revistas culinárias;
·       Tv, pendrive, aparelho de som;
·       Papel ofício;
·       Papel madeira;
·       Cópias de textos;
·       Lápis de cor, hidrocor;
·       Liquidificador e utensílios culinários.

Desenvolvimento (etapas)
·       1ª etapa – distribuir revistas de receitas para os alunos. Pedir que manuseiem  e leiam atentamente; Explicar o gênero, o suporte, a estrutura, a finalidade da receita a partir do texto “Conhecendo o gênero”;  Leitura e interpretação de uma receita escolhida pelos alunos na revista.
·       2ª etapa – Pedir que os alunos tragam receitas de casa; Trabalhar a estrutura da receita: ingredientes/modo de fazer/ tempo de preparo/ porções/ calorias, etc. Atividade impressa para trabalhar as quantidades e os verbos da receita.
·   3ª etapa – Distribuir cópias da letra da música “Receita de felicidade” de Toquinho; Tocar a música; roda de conversa: identificar elementos da receita na música; Escrever a letra da música separando a lista de ingredientes do modo de fazer; Leitura do texto “Feitiço verde” e produção textual a partir deste texto.
·  4ª etapa – Dividir a turma em grupos e distribuir o texto “Cupcake de chocolate” fatiado para ser organizado pelo grupo; Leitura do texto; Texto lacunado (bolo cremoso de chocolate) para ser completado com verbos.
·  5ª etapa – Leitura do texto “Receita da felicidade” (autor desconhecido); Produção textual: receita de amizade; Organização do varal de receitas.
·     6ª etapa – Fazer com a turma uma receita (brigadeiro de biscoito) na sala de aula. Produção textual: registro escrito desta etapa.

Avaliação
·       Através de registro, observando o desempenho oral e escrito em todas as etapas.

Brigadeiro de biscoito
















Algumas produções






Nenhum comentário:

Postar um comentário