O termo folclore vem de uma palavra criada pelo inglês WILLIAN JOHN THOMAS, a 22 de agosto de 1846. No Brasil foi criada através de um decreto federal.
FOLK=povo
LORE=conhecimento.
Ou seja, folclore é um conjunto de tradições, lendas populares, cantigas, motes, lendas, músicas tradicionais, danças, cantigas de roda, provérbios, jogos, artesanatos, parlendas, trava-línguas e que perfazem, em seu conjunto a cultura de um povo, formando uma ciência. Aqui no Brasil a fonte do nosso folclore provém de três correntes étnicas: o índio, o negro e o europeu, notadamente o português.
Os mitos
Os mitos, tal como as historinhas infantis, são extremamente importantes para a construção psicológica do ser humano. Os mitos são histórias imaginárias que contamos a nós mesmos, sobre nossa origem, sobre nossos receios, nossos temores, nossos medos e expectativas sobre coisas importantes para nós, na nossa ótica. Joseph Campbel (1990) pontua que o sonho é um mito individual e os mitos são sonhos coletivos, isto é, sonhos da humanidade.
O mito, como o folclore, nos fala sobre crenças, motivações, aspirações, imaginações, anseios e temores das pessoas, sobre a construção, a formação e a constituição psíquica da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário