quarta-feira, 14 de julho de 2010

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DE ITABUNA

A Prefeitura de Itabuna já definiu a programação oficial do centenário da cidade. Na agenda, inaugurações de obras como a reurbanização da Avenida Cinqüentenário, pavimentação da avenida Pedro Jorge e ampliação da ponte 8 de Dezembro, na rua Felícia de Novaes, bairro de Fátima. Também estão previstos eventos culturais e até um desfile monumental programado para 28 de julho, data do aniversário do município.
A programação começa às 8 horas do dia 16, com reabertura do Centro de Prevenção Oncológica (Cepron), na Avenida Inácio Tosta Filho. Às 20 horas, na sede da Usemi, será realizada a Festa da Miss Centenário e no período de 16 a 18 de julho, serão realizadas na Avenida Aziz Maron, apresentações do Circo Vox, sempre a partir das 20 horas.
Para o dia 17 de julho, às 19 horas, no bairro São Caetano, a programação inclui apresentação de artistas evangélicos. Dia 19, às 18 horas, será a vez da inauguração da ponte 8 de Dezembro, na rua Felícia Novais, que teve a pista duplicada e ganha um moderno sistema de iluminação. Já no dia 20, às 09 horas, no loteamento Monte Cristo, será realizada a inauguração do Espaço Educativo Padre Paulo Tonucci.

História da maçonaria

No dia 21 a programação continua às 19 horas, no auditório da Loja Maçônica Areópago Itabunense, com palestra sobre “História da Maçonaria em Itabuna”, proferida pelo historiador Adelindo Kfoury.
Na mesma data, às 20 horas, serão exibidos no auditório do Centro Cultural Adonias Filho, os documentários: “Itabuna: 100 anos” e “Do Cinqüenta ao Centenário” e no salão de festas da AABB, será realizado um jantar de confraternização das “Empresas do Centenário”.
As atividades prosseguem dia 22, às 08 horas, na sede do Itabuna Esporte Clube, com a abertura do evento Terreirada, coordenado pela Associação de Cultura Afro de Itabuna (Acai). Às 19 horas, no auditório do Rotary Sul, será realizada a palestra “Itabuna, Nossa Terra Centenária”.
No período de 22 a 27 de julho, sempre às 19 horas, no auditório do Centro de Cultura Adonias Filho, será realizado o Festival Multiarte Firmino Rocha, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidania, reunindo artistas da região com apresentações de música, teatro e dança.
Dia 23, às 08 horas, na Vila Olímpica, será inaugurada a sede da Guarda Municipal, que está sendo reequipada e reestruturada. Às 18 horas, na praça Rio Cachoeira, será realizado o encerramento da I Terreirada, promovida pela Acai. No período de 23 de julho a 02 agosto, entre as 9 e 17 horas, nas praças Adami, Camacan, Olinto Leoni e José Bastos será realizada, A Praça na Praça, com uma série de atividades coordenadas pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Obras

No elenco de obras será inaugurada dia 24, às 8 horas, a creche do bairro Jorge Amado, com capacidade para 250 crianças. Às 15 horas serão inauguradas obras de urbanização da praça, pavimentação de rua e esgotamento sanitário convencional, no bairro Maria Pinheiro, e às 20 horas, no salão de festas da AABB, serão realizados os festejos dos 82 anos da Polícia Rodoviária Federal. No período de 24 e 25 de julho, das 10 às 17 horas, será realizada no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho uma competição de aeromodelismo, a Revoada do Centenário.
Na área esportiva, dia 25 de julho, será realizada a Corrida Rústica do Centenário , com saída e chegada na avenida Manoel Chaves, a partir das 8 horas. Às 10 horas, no bairro Fernando Gomes serão inauguradas obras de urbanização, infaestrutura e entrega de casas populares.
Dia 26, às 17 horas, será inaugurado um monumento dedicado ao poeta José Bastos, que deu o seu nome a uma praça na área central da cidade, com uma exibição dos músicos infantis do PETI. Na mesma data, no auditório da FTC, será realizada uma sessão solene da Câmara Municipal, com entrega de títulos de cidadania itabunense e uma palestra sobre a História do Legislativo.

Selo

Um dos marcos da programação do centenário será o lançamento dia 27, do Selo Comemorativo do Centenário de Itabuna pelos Correios, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Capitão Azevedo.
Às 18 horas, no Bunker Eventos, na avenida José Soares Pinheiro, um coquetel da Philips marcando a inauguração de leds da iluminação da avenida Cinqüentenário e às 20 horas, na avenida Princesa Isabel, será realizado o show do Centenário com a participação da banda Vera Cruz, de Fábio Júnior, do Chiclete com Banana e Lordão.
Uma alvorada com show pirotécnico em 40 bairros, marca às 5 horas da manhã a abertura dos festejos do 28 de julho, data do centenário de Itabuna. Às 6 horas todas as igrejas católicas vão realizar uma alvorada de sinos e às 8 horas na Catedral de São José, após a solenidade de hasteamento bandeiras e execução de hinos, será realizada uma missa solene do Centenário, celebrada pelo bispo dom Ceslau Stanula.

Monumento

Às 10 horas, haverá inauguração do monumento “Saga Grapiúna”, com figuras em tamanho natural, numa homenagem aos pioneiros de Itabuna, os sergipanos, sírio-libaneses, negros e índios, na avenida Aziz Maron.
Às 11 horas e 30 minutos, está programada uma visita do prefeito Capitão Azevedo e comitiva às obras da Escola Sest/Senai, na Avenida José Soares Pinheiro.
Ainda no dia 28, a partir das 14 horas, será realizado o desfile Histórico do Centenário, na avenida Aziz Maron e às 17 horas e 30 minutos, haverá a inauguração das obras de reurbanização da Avenida do Cinqüentenário, que ganha um moderno sistema de iluminação e um novo piso.
Às 20 horas está programada a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com execução do Hino de Itabuna, na praça Rio Cachoeira e às 21 horas, na avenida Princesa Isabel, ocorrerá a apresentação de um evento Gospel, com atrações conhecidas nacionalmente.
A programação será encerrada no período de 30 de julho a 1º de agosto, às 10 horas, na praça Rio Cachoeira com o Motocentenário, um encontro nacional de motociclistas, que vai reunir representantes de todo o país numa grande festa de confraternização.





Um comentário: